Após revitalização, Lagoa do Derba deve denominar-se “Parque Municipal Walter Santos Sampaio”, propõe Bui Bulhões

por Comunicação publicado 08/11/2023 18h06, última modificação 08/11/2023 18h06

A Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei, de autoria do vereador Bui Bulhões, estabelecendo que, a partir do projeto de revitalização da Lagoa do Derba, o referido espaço ganhe a seguinte denominação: “Parque Municipal Walter Santos Sampaio”, em reconhecimento a esta importante personalidade e um cidadão bastante querido de Jequié, que partiu dos planos terrestres, mas deixou uma marca indelével na história da cidade. 

Bui Bulhões cita que Walter Santos Sampaio, carinhosamente conhecido como Waltinho, foi um importante político, cuja trajetória foi marcada por compromisso, integridade e dedicação. 

Nascido em 1938, filho de Adelaide Souza Santos e Pompílio Araújo Sampaio, Waltinho cresceu em Jequié e construiu sua vida com base em valores sólidos, como amor à família, amizade e respeito pela vida. Sua trajetória política começou a brilhar quando assumiu o cargo de prefeito de Jequié, entre os anos de 1977 e 1982. Durante sua gestão, a cidade testemunhou um período de desenvolvimento notável. 

Com participação efetiva em muitas conquistas, destacam-se a construção do Ginásio de Esportes Anibal Britto, do Complexo Policial, da Regional de Saúde (antiga Dires), da Regional de Educação (antiga Direc) e a ampliação das instalações da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb). 

Após seu bem-sucedido mandato como prefeito, Waltinho direcionou seu comprometimento e competência para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Foi eleito Deputado Estadual e atuou com lealdade e eficiência em nome de Jequié e de toda a região. Ao longo de sua carreira na ALBA, presidiu Comissões Legislativas, demonstrando sua habilidade em liderança e sua dedicação ao serviço público.

Waltinho também teve uma atuação relevante no Poder Legislativo de Jequié, ocupando uma cadeira de vereador em duas ocasiões distintas. Seu primeiro mandato foi de 1992 a 1996, e seu segundo de 2000 a 2004, quando também teve a honra de presidir a Câmara de Vereadores. Entre esses mandatos, ele assumiu o cargo de Vice-Prefeito de Jequié, contribuindo para o desenvolvimento do município. Seu legado é mais do que político; é uma história de amor à Jequié.