Aquisição de ônibus com banheiro para o TFD é solicitada por Bui Bulhões

por Comunicação publicado 29/04/2022 13h03, última modificação 29/04/2022 13h03

Com intuito de garantir a qualidade no transporte dos pacientes de Jequié que fazem o Tratamento Fora do Domicílio - TFD, o vereador Bui Bulhões, solicitou através da Indicação de Nº 478/2022, a aquisição de ônibus com banheiro, para atender as necessidades biológicas das pessoas que utilizam este serviço.

Segundo o vereador, Pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que fazem exames e outros procedimentos médicos em Salvador, relataram que os ônibus em que são transportados não possuem banheiros. E que em algumas ocasiões, o motorista tem que parar na rodovia para os pacientes fazerem as necessidades biológicas, causando muitas vezes constrangimentos.

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD), é instituído por meio da Portaria SAS/MS nº 55/1999, consiste em ajuda de custo a ser fornecida aos pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS que dependam de tratamento fora de seu domicílio, mediante garantia de atendimento no município de referência. A solicitação do TFD deve ser feita pelo médico assistente do paciente, nas unidades assistenciais vinculadas ao SUS. A autorização, por sua vez, será exercida por comissão nomeada pela secretaria municipal de saúde, a qual solicitará, se necessário, exames e documentos aptos a complementar a análise do caso.