Audiência Pública revela necessidade de ações concretas para o combate à criminalidade em Jequié

por Comunicação publicado 06/09/2022 16h48, última modificação 06/09/2022 16h48

Dos 24 municípios que compõem a 9ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, 03 apresentaram aumento no número de homicídios do início deste ano para cá, entre eles Jequié. Os bairros Jequiezinho, Mandacaru e Cidade Nova são os mais afetados com 70 a 80% do total de crimes praticados em 2022. De janeiro até a data da citada reunião haviam sido registrado 59 homicídios nesta cidade, ante 41 ocorridos no ano anterior, o que representa um incremento de 43% no período.

As informações foram transmitidas pelo Delegado Regional de Polícia Civil, Rodrigo Fernando, durante a Audiência Pública sobre Segurança Pública, promovida pela Câmara de Vereadores, na segunda-feira, dia 05.09, em face da escalada da violência na cidade.

Em sua explanação, o delegado considerou a situação de Jequié crítica, embora, segundo ele, jamais tenha faltado esforço e dedicação das forças de segurança. 

Os dados do delegado regional corroboram com as justificativas dos vereadores Bui Bulhões e Soldado Gilvan Santana, autores do debate, que apontaram o atualmente momento como muito preocupante. “A violência instalada na cidade de Jequié, a partir da disputa de espaços por parte de grupos de traficantes rivais, representa uma das principais preocupações desta Câmara de Vereadores e da população em geral. Todos estamos apreensivos com os últimos acontecimentos”, alertou o vereador Soldado Gilvan. 

Para o vereador Bui Bulhões, é preciso aproveitar oportunidades como esta (Audiência Pública) para avaliar a necessidade de fortalecer a parte estrutural dos organismos de segurança, o aumento do efetivo, melhoria das condições de trabalho, assim como a adoção de medidas outras como o fortalecimento do Conselho de Segurança Pública Municipal que desempenha papel de grande relevância na elaboração de políticas públicas. 

Representantes da Prefeitura, CDL, outras entidades, órgãos públicos e segmentos elogiaram a iniciativa da Câmara de Vereadores e consideraram a discussão pertinente diante da escalada da criminalidade. Além de questionamentos sobre a atuação das forças de segurança, também ocorreram cobranças quanto a necessidade do aperfeiçoamento da legislação, assim como com relação a importância da atuação em rede, incluindo o desenvolvimento de ações sociais a partir do fortalecimento dos laços familiares, educacionais e outros serviços imprescindíveis para o bem-estar da população.    

Além de Soldado Gilvan e Bui Bulhões, também participaram do evento os vereadores Emanuel Campos (Tinho), Moana Meira, Colorido e João Paulo e representações da Polícia Civil, Polícia Militar, Cipe Central, Rodesp, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Associação dos Praças e Soldados, Sindicato dos Policiais Civis, Prefeitura e CDL.