Bui Bulhões defende aumento da oferta de cotas de neuropediatras

por Comunicação publicado 04/04/2023 15h53, última modificação 04/04/2023 15h53

A viabilização do aumento da oferta de cotas de neuropediatras para atender a demanda do município de Jequié, foi proposta, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões. Por entender a importância do diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento neurológico das crianças, a partir de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo.

Bui Bulhões explica que a Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. “Devido às características do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico”, enfatiza.

Segundo o vereador, a atuação dos profissionais nesta especialidade engloba além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.

Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de epilepsia, paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de deficiência Intelectual, TEA - Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.