Bui Bulhões entrega Título de Cidadão Jequieense ao juiz Marcos Adriano Silva Ledo
A Câmara Municipal concedeu, por iniciativa do vereador Bui Bulhões, o Título de Cidadão Jequieense ao Sr. Marcos Adriano Silva Ledo, juiz de Direito que atua em Salvador, mas que teve uma passagem marcante pela comarca de Jequié. A honraria foi entregue em 15 de maio de 2025, no Colégio Dr. Milton Santos, na comunidade do Barro Preto, bairro Caixa D’Água, por ocasião do primeiro casamento quilombola coletivo da Bahia, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e parceiros, e conduzido pelo homenageado.
A solenidade contou com a presença de vereadores; do prefeito de Jequié, Zé Cocá; da primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda, entre outros convidados.
Segundo Bui Bulhões, a atuação do juiz na comarca de Jequié foi marcante no fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, com interlocução direta com a Prefeitura Municipal de Jequié, através das secretarias de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, do Conselho Tutelar, do CRAS e do CREAS.
Em parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública, realizou diversas ações integrativas, especialmente em relação aos adolescentes infratores e aos acolhidos nos abrigos Waldeck Santos Silva e Malvina Costa.
Durante seu período em Jequié, regularizou a pauta de júris e a situação processual dos custodiados do Conjunto Penal de Jequié, que possuía cerca de 1000 presos, na época, devido à ausência de inauguração do novo presídio de Vitória da Conquista.
Marcos Ledo nasceu em Salvador, em 18 de abril de 1978, filho de Ananias de Souza Ledo e Celeste Silva Ledo. Iniciou seus estudos nas cidades de Camamu e Jacobina, e na capital, estudou no Colégio Marista.
Formou-se em Direito na primeira turma do curso de Direito da Universidade Salvador – UNIFACS, em 2002. Após um breve período como consultor na empresa multinacional Deloitte Touche Tohmatsu, foi aprovado nos concursos da magistratura do Tribunal de Justiça de Sergipe e da Bahia em 2004.
Com mais de 20 anos de experiência, atuou em diversas áreas, incluindo o Tribunal Regional Eleitoral e a Associação dos Magistrados da Bahia.
Antes de assumir o cargo de Juiz Substituto de Segundo Grau, foi Juiz Titular nas Comarcas de Pé de Serra, Capim Grosso, Irecê, Amargosa e Conceição do Coité. Em 2015, foi promovido para a Vara do Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude da Comarca de Jequié.