Câmara aprova PL que denomina de Praça Maria das Graças Oliveira Melo a ‘praça’ no alto do Brinco de Ouro

por Comunicação publicado 04/04/2022 19h09, última modificação 04/04/2022 19h09

De iniciativa do vereador Ramon Fernandes, a Câmara Municipal aprovou PL em que denomina de Praça Maria das Graças Oliveira Melo, a ‘praça’ no alto do Brinco de Ouro, no bairro Jequiezinho. Falecida em 2014, dona Gracinha como era carinhosamente conhecida, deixou uma enorme lacuna em especial pelos seus laços com o bairro.

Maria das Graças Oliveira Melo nasceu na cidade de Ipiaú, em 1958. Mudou-se com seus pais e irmãos para Jequié ainda muito pequena. Aqui casou-se com Marino Silva Melo e formou sua família. Dessa união vieram os filhos Janaina, Marinho Júnior, Luciana e Márcio.

Com talento nato para costurar, colchetear, pintar e artesanar, dona Gracinha se lançou noites a dentro nessas prendas para sustentar a família ao lado do marido. De família católica, ao longo de décadas ela deixou a sua marca na comunidade com a participação nos movimentos eclesiásticos de base, entre eles o curso de Igreja, Movimento do Cursilho de Cristandade e Treinamentos de Lideres Cristãos (TLC) tendo como referência as comunidades da Paróquia do Perpetuo Socorro, Santuário Jesus Crucificado (Convento dos Padres Passionistas) e Matriz de Santo Antônio de Pádua.

Os ensinamentos religiosos foram repassados aos filhos através da presença constante nas atividades da Igreja, a exemplo dos Círculos Bíblicos, Novena de Natal em Família, da Legião de Maria, dos cursos de catequese do qual foi professora na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Bairro do Jequiezinho.