Câmara de Jequié terá intérprete de libras durante as sessões

por adm publicado 23/02/2021 14h45, última modificação 24/02/2021 15h42

A Câmara de Vereadores de Jequié trará uma importante novidade a partir deste mês de fevereiro de 2021. Atendendo proposta da vereadora Moana Meira (PSD), o presidente da Casa, Emanuel Campos – Tinho – (PV), autorizou a contratação de um profissional para atuar como interprete de Libras a fim de garantir a aplicação da Lei da Acessibilidade no âmbito do poder legislativo jequieense. A iniciativa terá papel preponderante para eliminar as barreiras na comunicação durante as sessões.

“Este é um passo relevante na promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, afirma a vereadora, que defende a ampliação dessas ações voltadas para a inclusão. “A construção de uma cidade inclusiva passa, necessariamente, por ações como esta que propomos e que foi prontamente atendida pelo presidente Tinho. Iremos, ao longo do nosso mandato, apresentar muitas outras proposituras nesse sentido”, enfatiza Moana Meira.

A Língua Brasileira de Sinais é considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A ideia é que ela seja implementada tanto pela iniciativa privada quanto pelo poder público na promoção de alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.

“A nossa luta visa garantir o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer numa perspectiva de construir uma cidade inclusiva”, conclui.