Câmara de Vereadores de Jequié cria “Comenda Anésia Cauaçu” para homenagear lutas de mulheres

por Comunicação publicado 17/09/2022 09h00, última modificação 17/09/2022 09h00

A Câmara Municipal de Jequié aprovou, por unanimidade, em 14 de setembro de 2022, Projeto de Resolução apresentado pela sua Mesa Diretoria, a partir de uma iniciativa dos vereadores Moana dos Santos Meira e Emanuel Campos Silva (Tinho), instituindo a “Comenda Anésia Cauaçu” honraria voltada para mulheres com relevantes serviços prestados à sociedade jequieense. É a primeira vez que o nome de uma mulher dar nome a uma condecoração neste Município. 

A escolha de Anésia Cauaçu para dar nome a condecoração decorre de sua própria trajetória de luta por justiça social. Consta que a mesma foi uma mulher à frente do seu tempo, cuja vida foi marcada pela firmeza de sua voz em defensa das mulheres e dos oprimidos. 

Anésia Adelaide Cauaçu vivia na fazenda, no município de Ituaçu/BA, juntamente com seus pais e irmãos, tornou-se líder de um grupo para defender o patrimônio e a honra de sua família, contrariando assim, os interesses do Coronel Marcionílio Souza e seu cunhado, Zezinho dos Laços, consideradas grandes lideranças políticas na região.

Detentora de uma força física invejável e firmeza de caráter que a tornaram líder regional, Anésia Cauaçu posteriormente foi objeto de perseguição das forças governamentais do estado da Bahia, ficando reconhecida como uma das principais forças do cangaço, pelo seu espírito em defesa de exploradores.

Logo se tornou personagem de vários livros, pesquisas científicas e até personagem de filme. Pesquisada e narrada por acadêmicos, cordelistas, historiadores, jornalistas e até ficcionistas a exemplo de Wilson Midlej, Márcia Auad, Domingos Ailton e Emerson Pinto de Araújo, a sua trajetória de força e coragem inspira a muitos. 

“Com a criação deste projeto de resolução, a força da mulher será reconhecida e destacada, fortalecendo e engajando tantas outras, motivando-as a continuarem a prestar relevantes serviços à sociedade jequieense”, justificam os vereadores Moana e Tinho.