Câmara homenageia Ronda Maria da Penha do 19º BPM por iniciativa do vereador Soldado Gilvan

por Comunicação publicado 28/04/2021 20h15, última modificação 28/04/2021 20h22

A Câmara Municipal de Jequié homenageou os Policiais Militares da Operação Ronda Maria da Penha do 19º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Jequié, na Sessão deste 28.04, em reconhecimento aos excelentes serviços prestados à população. A Moção de Aplausos é direcionada, em especial a Comandante Ten PM Patrícia de Oliveira Batista, a Subcmt Sub Ten PM Sueli Magalhães da Silva, a Sargento PM Ivana Maria Meses da Silva, aos Cabos PM Alexsandro Moraes Sampaio e Karina Silva Lisboa Fagundes e aos Soldados PM Matheus da Silva Oliveira, Vandemberg Lacrose Garcia, Atiane de Pinho Ramos, Genilton Silva Santos, Rejane do Nascimento Gomes, Oscimar Novais Pereira, Tiago Santos Ribeiro, Anselmo Nascimento Santos, Juliana da Hora Oliveira Dias e Loyane Oliveira Lomanto Araújo.

O vereador Soldado Gilvan cita que, no período de 05 a 09 agosto 2019 foi realizado o Curso de Capacitação dos Policiais Militares do 19°BPM para atuação especializada no enfrentamento à violência contra a mulher. O denominado Encontro de Nivelamento ministrado por equipe da Ronda Maria da Penha de Salvador, capacitou e especializou 14 (quatorze) PMs, para atuar no atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade, que possuem Medidas Protetivas de Urgência deferidas pela Justiça. Desde então, este efetivo passou a atuar de forma preventiva, com participação em ações sociais, projetos, oficinas e palestras, e mantendo a interação efetiva com os diversos Órgãos e Instituições que compõem a Rede de Proteção à Mulher vítima de violência.

já em 13 de maio de 2020, com a chegada da viatura padronizada, disponibilizada pelo Governo do Estado, a Operação Ronda Maria da Penha do 19° BPM foi, de fato, implantada na cidade de Jequié, dando início às ações de combate, ditas operacionais, com a realização das visitas de fiscalização de medidas protetivas de urgência, e acompanhamentos às mulheres vítimas de violência, garantindo a essas mulheres com medidas protetivas de urgência decretadas pela Justiça, um atendimento especializado com vistas, dentre outros objetivos, a evitar sua revitimização.

Ainda de acordo com o vereador, atualmente a Ronda Maria da Penha assiste à 118 mulheres vítimas de violência, tendo realizado15 prisões de agressores em flagrante, e soma, nestes 11 meses de atuação, 1272 fiscalizações de MPU.

Com vistas à assistência social junto às famílias acompanhadas, assim como outros segmentos da sociedade jequieense, a Ronda desenvolveu diversos projetos a exemplo:
PROJETO POR ELAS - com doações de cestas básicas;
ENXOVAL SOLIDÁRIO - voltado às assistidas gestantes e outras mulheres em situação de vulnerabilidade;
DIA DOS PAIS SOLIDÁRIO - distribuição de alimentos para moradores de rua;
PARCERIA SOLIDÁRIA - ações conjuntas com órgãos, instituições e empresas em prol de famílias em situação de vulnerabilidade social.
CAMPANHA CRIANÇA FELIZ - distribuição de brinquedos para os filhos das assistidas;
OPERAÇÃO PAZ NO LAR - Rondas aos fins de semana para todas as mulheres vítimas de violência doméstica;
MARIAS EMPODERADAS – bate papo com mulheres da sociedade civil sobre violência doméstica;
RONDA PARA HOMENS – bate papo sobre combate ao machismo e masculinidade tóxica;
CANTINHO LITERÁRIO – cantinho infantil para promover leituras;
BATE-PAPO NA FEIRA: ação de caráter educativo e preventivo nas feiras livres da cidade, voltada para o fim da violência contra a mulher.

Adicionalmente, a Ronda Maria da Penha do 19° BPM contribuiu com informações e atividades preventivas junto às Redes Sociais objetivando conscientizar e mobilizar a sociedade em relação à violência contra a mulher e aos cuidados necessários à sua integridade. Neste sentido, destacaram-se, ainda, a realização de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, Agosto Lilás, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Pensando no bem estar e preparação do efetivo que compõe a Ronda Maria da Penha do 19°BPM, vem sendo desenvolvido o projeto CUIDANDO DE QUEM CUIDA com palestras de profissionais da área de saúde, pratica constante de atividade física, antes da assunção ao serviço, aulas de Yoga, assistência psicológica com terapias em grupo.

Nesta perspectiva, apesar de termos vivenciado um início das atividades em um período difícil, em razão da pandemia ocasionada pela COVID-19, acreditamos que o cuidado para com as assistidas, para com as pessoas socialmente vulneráveis e para com o nosso público interno foi assegurado com excelência na qualidade.