Câmara aprova Projeto de Decreto de Bui Bulhões que concede Título de Cidadania ao Dr. Edson Carlos

por Comunicação publicado 01/12/2025 17h10, última modificação 01/12/2025 17h12

Foi aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Decreto de autoria do vereador Bui Bulhões com a finalidade de conceder o Título de Cidadão Jequieense ao Dr. Edson Carlos Sampaio Silva, em reconhecimento à sua relevante contribuição para o desenvolvimento da saúde, da educação e da vida pública de Jequié, ao longo de mais de quatro décadas de dedicação exemplar ao município e à sua população.

Segundo o parlamentar, trata-se de uma das mais justas homenagens a quem tem uma trajetória profissional marcada, toda ela, por um vasto histórico de serviços prestados a este município, tendo atuado como médico no Hospital Regional Prado Valadares de 1978 a 2015, exercendo também o cargo de vice-diretor entre 1987 e 1990.

Foi médico no Hospital Santa Helena, sócio do Hospital Servir e, atualmente, integra a equipe médica da SAMVIDA – Centro Médico Dr. Antônio Astolpho, onde continua contribuindo com seu conhecimento e experiência.

No serviço público, destaca-se ainda sua atuação como Gerente Médico do PSF da Prefeitura de Jequié desde o ano 2000, demonstrando compromisso permanente com a melhoria da saúde básica e o bem-estar da comunidade jequieense.

No campo acadêmico, Dr. Edson é professor concursado da UESB, no Curso de Medicina desde 2007, e tem exercido com competência e dedicação o cargo de coordenador do Colegiado do Curso de Medicina em diversos períodos, inclusive no atual.

Sob sua liderança, o curso alcançou nota máxima no ENADE, posicionando-se como o melhor curso de Medicina do Estado da Bahia, "fato que orgulha não apenas a comunidade universitária, mas todo o povo de Jequié", conforme pontou o vereador.

Bui Bulhões lembra ainda que sua contribuição também se estende à vida pública e social. Foi vereador do município de Jequié por duas legislaturas consecutivas (1996–2004) e secretário de Desenvolvimento Social (2002–2004), funções que exerceu com reconhecida ética, responsabilidade e espírito público.

"É mais do que justa a concessão deste Título de Cidadão Jequieense ao Dr.
Edson Carlos que, embora nascido em Salvador, adotou esta cidade como sua terra e tem nela deixado um legado de compromisso, competência e amor ao próximo", concluiu.

Nascido em Salvador, no dia 07 de maio de 1952, Edson Carlos Sampaio Silva graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1976, tendo se especializado em Ginecologia e Obstetrícia, além de possuir títulos de especialização e qualificação em Genitoscopia, Colposcopia e Metodologia do Ensino Superior, bem como Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).