Câmara recebe Secretário de Cultura e Turismo para prestação de contas do São João 2022

por Comunicação publicado 11/10/2022 22h25, última modificação 12/10/2022 09h49

Em conformidade com a lei municipal que estabelece a obrigatoriedade da prestação de contas dos gastos da festa junina, a Câmara de Jequié, recebeu o secretário de municipal de Cultura e Turismo, Domingos Ailton e a equipe técnica de sua secretaria, para Audiência Pública com o detalhamento das despesas e explanações sobre o São João de Jequié em 2022, que voltou a acontecer de forma presencial, já que em 2021, por conta das restrições para conter o avanço da Covid-19, ocorreu de forma virtual. 

Com investimentos que chegaram a casa dos 4,4 milhões de reais, Domingos Ailton, destacou durante a prestação de contas a grandiosidade da festa, que contou com mais de 100 apresentações musicais, nos 13 dias da sua realização, que se iniciou no dia 14/06 com a Vila Junina na Praça Ruy Barbosa, e entre os dias 23 e 26/06 passou a contar com o palco principal na Praça da Bandeira. 

Segundo Polícia Militar, somente nos últimos 4 dias dos festejos, o circuito recebeu um público estimado em 307.200 pessoas.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, fez questão de destacar que se tratava da prestação de contas, do que pode se considerar, um dos maiores São João da Bahia, e, senão, o maior São João da história da cidade de Jequié. 

Os vereadores Colorido, San David e Bui Bulhões, parabenizaram a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, pela ótima organização do evento. O que segundo eles, foi um resgate a cultura dos festejos juninos na cidade, e trouxe um retorno financeiro, cultural e de visibilidade, que pode possibilitar uma melhora na organização, e a captação de mais recursos através de patrocínio da iniciativa privada. 

Os vereadores Soldado Gilvan e Moana Meira, pontuaram que é necessário ter um olhar especial para melhoria do acesso e da estrutura para a participação das pessoas com deficiência na festa.

Os vereadores Marcos do Ovo e Tinho, ainda destacaram a participação das forças de segurança, pelos aparatos que deram mais tranquilidade aos presentes no circuito, que inclusive, contou com câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. O que possibilitou a prisão de uma pessoa com mandato de prisão em aberto no primeiro dia de festa na Praça da Bandeira, e deu uma tranquilidade para maior participação da população, resultando no baixo índice de violência registrado na festa.

Ainda participaram da Audiência Pública os vereadores Sidney Magal, Marcinho, Duda Simões, João Paulo, Ramon Fernandes, Joaquim Caíres, Júnior Braga e Professora Cida.

error while rendering plone.comments