Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado em Jequié por iniciativa do vereador Joaquim Caíres

por Comunicação publicado 28/11/2022 18h16, última modificação 28/11/2022 18h16

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no país no dia 20 não passou em branco neste mês de novembro na cidade de Jequié. O vereador Joaquim Caíres apresentou proposta na Câmara Municipal em que lembra a data, classificada como de suma importância para o processo de conscientização da população quanto ao reconhecimento às lutas e conquistas ao longo do tempo.

Em 20 de novembro de 1695 morria Zumbi dos Palmares, um comandante político-militar, herói mítico, símbolo de esperança e uma pessoa a quem se referiram como "Espártaco Negro Brasileiro", "mártir", e os escravos acreditavam ser imortal.

Zumbi é o arquétipo da resistência à escravidão, a mais completa alienação e subserviência à violência e aos poderes dos senhores do engenho.

“O dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro”, justificou o parlamentar.

Caíres lembra que o dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, os movimentos negros precisavam se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a generosidade da Princesa Isabel.