Diego Santos recebe mais importante honraria de Jequié por iniciativa do vereador Tinho
Diego Santos recebeu, na sexta-feira (14nov25) a mais importante honraria do esporte do município de Jequié: a Comenda Walter Gomes de Santana, instituida pela Câmara Municipal para homenagear personalidades que se destacam no campo esportivo.
A homenagem, concedida, em Sessão Especial, por iniciativa do vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), reconhece sua carreira internacional vitoriosa, marcada por grandes conquistas e pela projeção do nome de Jequié em competições ao redor do mundo.
Oito vezes campeão brasileiro e dez vezes campeão baiano consecutivo e dono de resultados expressivos no circuito mundial, Diego Santos já ocupou a 12ª posição no ranking global da sua categoria, acumulando medalhas em países como Estados Unidos, Chile, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Japão e Abu Dhabi.
Durante sua fala, o vereador Tinho contou a história do judoca nascido no bairro Mandacaru e que começou no judô aos quatro anos, em um projeto social, e desde cedo despontou como talento excepcional, também para fazer o bem. Em 2007, ao lado do irmão Arlon Ferreira, criou o 'Judô Ação', projeto de grande alcance social no município.
Buscando alto rendimento, integrou clubes como FTC (Salvador) e SOGIPA (Rio Grande do Sul), além de vestir o quimono da Seleção Brasileira de Judô a partir de 2011, ingressando no ciclo olímpico.
Em 2017, retornou a Jequié para estruturar uma equipe de alto rendimento, que se tornou potência estadual ao conquistar dez títulos baianos consecutivos por equipes.
Abaixo, o discurso do vereador na íntegra:
“Hoje é dia de homenagear Diego Ferreira dos Santos, um dos principais nomes do esporte de Jequié e da Bahia; dono de uma carreira internacional de sucesso, tendo conquistado inúmeras medalhas em vários países, representando a Seleção Brasileira de Judô. Uma pessoa que levou o nome da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país a todos os continentes, sendo o judoca com o maior número de títulos brasileiros da Bahia e um dos maiores do Brasil na sua categoria.
Entregar a Comenda Valter Gomes de Santana a Diego dos Santos – honraria criada para reconhecer quem se destaca no campo do esporte – é mais que um reconhecimento ao seu talento. É um incentivo para quem é exemplo, para quem é uma referência para tantas crianças, adolescentes e jovens que amam o judô.
Diego é reconhecidamente um dos grandes nomes do judô.
Oito vezes campeão brasileiro sênior;
Dez vezes consecutivas campeão baiano;
Hexacampeão Brasileiro da Região 3;
Bicampeão Brasileiro da Região 4;
Campeão Sul-Americano em Santiago;
Campeão da Seletiva Nacional Projeto Londres;
Campeão Brasileiro Universitário;
Campeão do Troféu Brasil Interclubes;
Campeão da Copa do Mundo de Miami (EUA);
Vice-campeão do Grand Slam do Rio de Janeiro;
Vice-campeão do Grand Prix da Alemanha;
3º lugar no Grand Prix de Abu Dhabi;
3º lugar no Grand Prix do Uzbequistão;
3º lugar na Copa do Mundo da Áustria;
5º lugar no Grand Prix de Abu Dhabi.
Representou o Brasil em diversos países, entre eles: Argentina, Estados Unidos, Abu Dhabi, El Salvador, Alemanha, Hungria, Azerbaijão, Japão, Áustria, Peru, Croácia, Panamá, Chile, Rússia, Dubai, Cazaquistão, Uzbequistão, Uruguai e Polônia.
A trajetória desse jequieense, nascido no Mandacaru, começou cedo, aos 4 anos de idade, em um projeto social. Desde então, dedicou-se com paixão e disciplina ao judô, construindo uma carreira marcada por conquistas e por um forte compromisso com a transformação social através do esporte.
Em 2006, mesmo ainda na categoria juvenil, Diego fez história ao se tornar o primeiro judoca baiano campeão brasileiro sênior.
Em 2007, ao lado do irmão Arlon Ferreira, fundou o Projeto Social Judô Ação, que há 18 anos beneficia milhares de crianças, jovens e adultos.
Buscando aperfeiçoamento, mudou-se para Salvador, integrou o clube FTC, e em 2011 passou a integrar a tradicional equipe da SOGIPA. No mesmo ano, iniciou sua trajetória na Seleção Brasileira de Judô no circuito internacional.
Em 2017, retornou a Jequié e fundou uma equipe de alto rendimento, que se tornou campeã baiana por equipes em dez edições consecutivas.
Além da carreira esportiva, Diego é graduado em Enfermagem e Educação Física, possui pós-graduação, é casado e pai de duas filhas.
Finalizo dizendo que Diego Santos é um verdadeiro ícone do judô brasileiro e uma inspiração para a atual e para as novas gerações.
Um grande campeão nos tatames e um grande vencedor na vida.
Um orgulho por tudo que representa para a nossa cidade.
Obrigado por tudo, Diego.”