Dr. Gilson Fonseca é homenageado com a "Comenda Walter Gomes de Santana" por iniciativa de Tinho

por Comunicação publicado 01/11/2025 09h54, última modificação 01/11/2025 09h54

“Hoje, a Câmara de Vereadores presta uma grande e justa homenagem a uma pessoa merecedora de todas as honrarias. Estou me referido a esse cidadão que honra a grandeza do seu nome: Dr. Gilson Fonseca”. A frase foi proferida pelo vereador Emanuel Campos Silva – Tinho – autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a “Comenda Walter Gomes de Santana”, entregue na sexta-feira, dia 31 de outubro, para reconhecer seu imenso amor ao esporte, em especial, o futebol de Jequié. 

A Sessão Solene contou com a presença de familiares e outros convidados e foi a primeira Comenda que leva o nome de Foca a ser entregue pela Câmara. A mesma foi criada, recentemente, para homenagear pessoas com legados ao esporte. 

“Estou muito feliz em ser homenageado em vida”, revelou Gilson Fonseca, que, no passado, já havia recebido o Título de Cidadania Jequieense.    

Gilson Manoel Fonseca nasceu em Itagibá, em 1946, e veio para Jequié com apenas 10 anos de idade. São 69 anos vivendo intensamente a Cidade Sol. Fez faculdade em Salvador e especialização em São Paulo. Exerce a medicina há mais de 50 anos. Também é político, sendo prefeito de sua terra natal por cinco mandatos. 

Mesmo com toda dedicação a Itagibá e a medicina, nunca deixou de colaborar com o futebol de Jequié. E sua participação no futebol de Jequié não é de hoje, conforme lembrou o vereador Tinho. 

Gilson Fonseca foi um dos fundadores da Associação Desportiva Jequié (ADJ) no fim da de 1960, do qual também foi presidente, vice-presidente e médico ao longo de várias gerações. Foi na sua gestão, que conseguiu, juntamente com Vander - saudoso Vanderlei Andrade - fazer uma divisão de base que revelou muitos bons jogadores, a exemplo de Mantena, Paulo Sales e muitos outros. 

De 1978 para cá, sempre Dr. Gilson Fonseca prestou seus serviços como médico e as vezes ajudando em outros setores com conselheiro e colaborador, sem jamais ter exigido qualquer pagamento pela sua participação. 

O vereador Tinho citou um capítulo à parte dessa sua abnegação pelo futebol jequieense.  “Dr. Gilson Fonseca nunca disse um não ao futebol feminino. Sua presença como médico; seu auxilio nos aconselhando; sua torcida incondicional, permanecerão sempre em nossas memórias, disse o parlamentar que também é dirigente do Jequié Esporte Club, time feminino que tem marcado a história recente do futebol de Jequié. 

“Deixo registrado a minha gratidão, em nome do futebol feminino da cidade, a tudo que o senhor fez”, completou.