Duda Simões destaca legado e amor pela cidade em homenagem póstumas ao ex-vereador e ex-deputato Tom Legal
A Câmara Municipal de Jequié aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador e ex-deputado estadual Ewerton de Souza Almeida, o “Tom Legal”. Ele tinha 84 anos e faleceu em Juazeiro na noite de 13.11.25. O autor da propositura, vereador Duda Simões, ressaltou o legado político, a trajetória pública e o amor profundo que Tom Legal nutria por Jequié.
Cirurgião-dentista de formação, Tom Legal tornou-se conhecido pelo atendimento humanizado e pela atenção dedicada aos pacientes da CEMEJE, onde exerceu seu ofício com carinho e respeito.
No início da década de 1970, iniciou sua vida pública como vereador, em Jequié e, posteriormente, foi eleito deputado estadual por dois mandatos.
Sua passagem pela Assembleia Legislativa foi marcada pela defesa firme da agricultura baiana, com atenção especial aos produtores de cacau, setor que enfrentava grandes desafios à época.
Apaixonado pela vida pública, Tom Legal candidatou-se à Prefeitura de Jequié e, embora não tenha alcançado a vitória, manteve presença constante na política local, preservando vínculos, amizades e o compromisso com o desenvolvimento da cidade.
Tom Legal deixa viúva, Regina Lúcia Andrade Almeida; duas filhas: Thais Pinheiro e Elisa Andrade; dois netos; além dos irmãos Ewanete, Ewnandro, Evanice, Evanilda, Evaldo, Ewany e Maria de Fátima.
Ao justificar a Moção, o vereador Duda Simões ressaltou que Jequié perde não apenas um líder político, mas “um homem de espírito público, que dedicou sua vida ao trabalho, ao cuidado com as pessoas e ao amor por sua terra".