Ivan do Leite defende implantação de Usina de Reutilização de Resíduos em Jequié

por Comunicação publicado 31/03/2023 11h39, última modificação 31/03/2023 11h39

Considerando a importância da reutilização de resíduos na reciclagem energética, vereador Ivan do Leite propôs, na Câmara Municipal, a implantação de uma Usina de Reutilização de Resíduos na cidade Jequié.

Para Ivan do Leite a Usina surge como uma excelente opção para reutilizar resíduos e dá a destinação ambientalmente correta. Além disso, alivia os aterros sanitários que a cada ano ficam mais lotados, poluindo o ar e o solo com o chorume proveniente do lixo depositado.

Leva também em consideração que cabe aos legisladores municipais buscar elementos para à efetiva proteção e preservação do meio ambiente, citando que a Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária”, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresenta estimativas que 30% a 40% de todo resíduo gerado no Brasil são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. No entanto, apenas 13% são encaminhados para algum tipo de reciclagem.