João Paulo volta a pedir inclusão de Optometristas nos PSFs

por Comunicação publicado 03/04/2023 17h58, última modificação 03/04/2023 17h58

A inclusão, nos Postos de Saúde da Família (PSFs), de profissionais Optometristas para acesso ao atendimento de saúde visual, voltou a ser reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo.

A indicação visa que a atuação do profissional Optometrista, em especial na atenção básica, resolve aproximadamente 80% dos problemas visuais, que são de ordem refrativa, desafogando o sistema e permitindo que milhares de desassistidos obtenham um atendimento visual de qualidade e amplo acesso.

“A partir da inclusão desses profissionais nos PSFs para compor suas equipes multiprofissionais, podendo assim fortalecer esse nível assistencial com a participação dos profissionais optometristas, ressalta o parlamentar.

João Paulo explica que o Optometrista é o profissional da área da saúde responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular, capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas.