Joaquim Caíres propõe “Complexo de Educação em Tempo Integral” na Escola Vilma Brito

por Comunicação publicado 31/10/2022 19h41, última modificação 31/10/2022 19h41

Partiu do vereador Joaquim Caíres a iniciativa de propor, na Câmara Municipal, a instalação de um “COMPLEXO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL” no âmbito da Escola Municipal Vilma Brito Sarmento, no Loteamento Água Branca, bairro do Jequiezinho.

Explica em sua proposição que a proposta pedagógica de ensino em tempo integral rompe com o antigo isolamento da Escola Pública, para fazer dela uma promotora efetiva da maior participação social das classes mais pobres, enfim um modelo de Escola Democrática.

O exemplo do CIEPs que estabeleceu uma nova etapa na história da educação de base em nosso país: aquela em que os direitos das crianças começaram a ser efetivamente respeitados, mediante a oferta de um programa educacional integrado, capaz de realmente mobilizar para aprendizagem o potencial dos alunos. Em contraste com as escolas superlotadas, o CIEPs é uma verdadeira escola-casa, que proporciona a seus alunos múltiplas atividades, complementando o trabalho nas salas de aula com recreações, esportes e atividades culturais.

“Assim, sugerimos que todos, inclusive a comunidade jequieense, se posicione favorável a nossa indicação, por entender que o espaço do Colégio Municipal Vilma Brito Sarmento deve ser destinado para uma atividade nobre, a de educar, instalando em suas dependências um “COMPLEXO DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL”, envolvendo o Estado com a transformação física do imóvel, construindo pavilhões equipados e preparados para ministrar aulas curriculares e extracurriculares; e, a Prefeitura diante da concessão, a manutenção.