Manoel da Costa Porto (Sergipe) será homenageado com o Título de Cidadão Jequieense

por Comunicação publicado 19/09/2022 08h33, última modificação 19/09/2022 08h33

Manoel da Costa Porto, conhecido carinhosamente por Sergipe, será homenageado pela Câmara Municipal de Jequié, com a outorga do Título de Cidadão Jequieense, por iniciativa da vereadora Moana Meira. A solenidade de entrega será às 17 horas de quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022, exatamente na data em que o mesmo comemora 80 anos de seu nascimento.

A vereadora Moana Meira destaca que Sergipe é um homem honrado, pai de família exemplar, marido que demonstra amor pela sua esposa, e no trato humilde com as pessoas com quem se relaciona, em sua trajetória em Jequié, deixa um legado de confiança, companheirismo, além do vínculo com essa cidade que escolheu para constituir família, estabelecer sua atividade econômica. 

SOBRE O HOMENAGEADO

Aos 22 de setembro de 1942, na cidade de Santa Luzia, estado da Paraíba, nascia Manoel da Costa Porto, de família humilde, filho de Davi da Costa Porto e Maria Matias da Costa.  “Sergipe”, como carinhosamente é conhecido, conquistou esse apelido devido um curto período de tempo em que residiu na cidade de Propriá, Sergipe. 

No ano de 1968, aportou em terras jequieenses, sem saber que a adotaria para ser a sua terra do coração. Casado com Maria Delma Pinto Porto, em 28 de fevereiro de 1966, com quem tem 6 filhos: Dagmauro, Dagnaldo, Aminadade, Joab, Abimael, Ednael, que lhes renderam nove netos e oito bisnetos. 

Mecânico de profissão, com especialidade em chaparia e pintura, ao se instalar na cidade conseguiu com maestria desenvolver a sua habilidade conquistando uma grande clientela. Sergipe aproveitou para ensinar a profissão a quatro dos filhos e mais de cem pessoas que tralharam com ele, vindo a se tornar grandes profissionais. 

Em 1969 foi morar no Mandacaru, bairro que conquistou grandes amizades como a do ex-deputado estadual Ewerton Almeida (Ton Legal), José Luiz Pinheiro de Matos, Nilton Barros Pires e o saudoso amigo Milton Barros Meira. 

Cristão evangélico, membro da Igreja Assembleia de Deus, Sergipe é um exímio apreciador das sábias palavras da Bíblia Sagrada, se dedicando a leitura da Bíblia em suas horas vagas. Ainda no âmbito da leitura, não para de se enriquecer de conhecimento lendo sobre automóveis, uma de suas paixões.    

Em sua vivencia política militou nas siglas do PMDB, PSC e PDT, tendo postulado por seis vezes uma cadeira no legislativo de Jequié, como instrumento de fortalecimento ao trabalho que durante toda a sua vida realizou em favor dos menos favorecidos.

Hoje, ainda aos 79 anos de idade, 54 deles vividos em Jequié, Manoel da Costa Porto ocupou atividades públicas nas gestões dos prefeitos Reinaldo Pinheiro e Luiz Amaral, podendo servir a comunidade em que sempre esteve inserido.