Marcinho defende providências para impedir circulação de carretas com peso acima de 20 ton na cidade

por Comunicação publicado 20/10/2025 18h31, última modificação 20/10/2025 18h31

A adoção das devidas providências no sentido de impedir a entrada de carretas com peso acima de 20 toneladas nos bairros da cidade, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho, que sugere a instalação de placas de sinalização e sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos.

Ele explica que a Indicação tem por objetivo proteger o pavimento urbano, preservar a infraestrutura das vias públicas e garantir mais segurança no trânsito, especialmente nas áreas residenciais.

Segundo Marcinho, tem sido observado que bairros que receberam recentemente obras de pavimentação já apresentam danos nas ruas em decorrência do tráfego de carretas e caminhões muito pesados, comprometendo a durabilidade do investimento público e o conforto da população.

"A instalação de placas de sinalização e o uso de videomonitoramento contribuirão para coibir o acesso indevido de veículos pesados, assegurando o cumprimento das normas de trânsito e a preservação das vias urbanas", pontua o vereador.

As únicas exceções seriam as carretas que estiverem a serviço do Corpo de Bombeiros;
envolvidas em obras de emergência ou serviços de infraestrutura urbana; ou utilizadas para coleta de lixo, remoção de entulhos com caçamba, guincho, transporte de mudanças ou sinalização de trânsito.