Matheus Budega propõe criação do programa “Remédio em Casa”
Com a finalidade de facilitar o acesso da população aos medicamentos de uso contínuo, especialmente, idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; pacientes com doenças crônicas e moradores de áreas de difícil acesso, o vereador Matheus Budega apresentou, na Câmara Municipal, indicação em que defende a criação do programa "Remédio em Casa".
A ideia é garantir comodidade, segurança e continuidade no tratamento médico, evitando possíveis filas nas unidades de saúde e reduzindo aglomerações, o que é especialmente importante em períodos de surtos virais e epidemias.
Além disso, conforme destaca o vereador, a entrega domiciliar de medicamentos é uma medida de saúde pública que contribui para a adesão ao tratamento, prevenção de complicações e redução de internações hospitalares, gerando economia para o sistema público de saúde.
Matheus Budega acrescenta que a proposta pode ser executada com apoio de agentes comunitários de saúde, motoboys contratados ou em convênio com a farmácia municipal.
“Em várias cidades brasileiras, esse modelo já vem sendo adotado com resultados positivos”, completa o vereador.