Moana Meira pede implantar do Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde

por Comunicação publicado 29/03/2023 17h49, última modificação 29/03/2023 17h49

Implantar o Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) no âmbito do Município de Jequié. Este é o objetivo da proposta apresentada na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira.

A vereadora explica que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora que contribui para maior interação terapeuta/paciente, e na integração do ser humano com o meio e a sociedade.

Moana Meira acrescenta que as PICS também contam com uma visão ampliada do processo saúde-doença e com a promoção global do cuidado humano, inclusive o autocuidado. Esses tratamentos se utilizam de recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamento paliativos em algumas doenças crônicas.

“Desta forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá oferecer, de forma integral e gratuita, 29 (vinte e nove) procedimentos de Praticas Integrativas e Complementares (PICS) à população”, conclui.