Moana Meira propõe instalação de sinais sonoros em semáforos da cidade

por Comunicação publicado 05/04/2022 20h11, última modificação 05/04/2022 20h11

Levando em consideração que que as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência em Jequié são inúmeras, a vereadora Moana Meira propõe, na Câmara Municipal, investimentos públicos voltados para atender necessidades básicas dessa importante parcela da população. Entre as solicitações destaque para a instalação de sinais sonoros nos semáforos da cidade, permitindo aos deficientes visuais aumento da sensação de segurança em seus deslocamentos.

“A busca por independência no direito de ir e vir, assegurado pela Constituição Federal, nos faz solicitar do Poder Executivo a instalação de avisos sonoros nos semáforos da cidade, permitindo ao pedestre, deficiente visual, que seja informado pelo equipamento a hora certa da travessia, por meio da emissão de avisos sonoros, permitindo que se faça o deslocamento em segurança”, justifica Moana Meira.

Também destaca a importância de medidas como o disciplinamento do uso de cadeiras em espaços como bares, em cima das calçadas, além de lojas que colocam expositores nos passeios. Alerta ainda para outros problemas como a instalação de placas e a existência de árvores posicionadas em locais inapropriados, e ainda sobre o desnível de calçadas que também criam sérias dificuldades para a população.

Tal equipamento já é utilizado nas grandes cidades e tem feito a diferença na vida das pessoas com deficiência visual para saberem o momento de atravessar nas sinaleiras.