Moana Meira quer cadastramento de alunos sobre intolerância à lactose e alergias

por Comunicação publicado 03/04/2023 17h41, última modificação 03/04/2023 17h41

Aprovado, pela Câmara Municipal, proposta de autoria da vereadora Moana Meira em que a mesma solicita a elaboração por parte do Poder Executivo, de um Projeto de Lei determinando as unidades de ensino da rede municipal de Jequié, no ato da matricula, solicitar o preenchimento de questionário, por parte dos alunos que se encontram em vulnerabilidade social ou de seus responsáveis, indicando ser intolerante à lactose ou alérgico a algum tipo de alimento ou substância.

Moana Meira explica que se considera que diante do papel fundamental que a escola ocupa na tarefa de educar e informar sobre hábitos alimentares saudáveis, é importante conhecer, comprar e analisar que tipo de alimentação é oferecido aos alunos do ensino fundamental da rede municipal dentro do espaço escolar.
As crianças com necessidade alimentar especial têm o direito de serem acolhidas com uma alimentação adequada às suas necessidades, logo é importante que a escola promova ações com objetivo de garantir a oferta de um cardápio especial para as crianças com alergia alimentar.

Confira a seguir as recomendações:
• Solicitar informações sobre alergia e intolerância das crianças no ato da matrícula.
• Informar ao professor responsável sobre o histórico desta criança.
• Orientar a equipe de nutrição para que possam ajustar o cardápio.
 Orientar o responsável pela compra dos alimentos a realizar a leitura do rótulo e conhecer os alimentos que possam causar alergia fabricante.
 Solicitar aos familiares uma listagem com os materiais e fabricantes que costumam utilizar.
 Produtos de higiene e cosméticos também poderão conter alérgenos, por isso é importante não compartilhar produtos e conversar com os pais para compreender quais produtos podem ser utilizados.
 Realizar atividades educativas sobre o tema, especialmente com turmas que possuem alunos alérgicos, é uma importante estratégia para prevenção, já que alimentos poderão ser compartilhados, além de favorecer a integração e cooperação.
 Não isolar a criança durante as refeições ou atividades que envolvam alimentos, isso poderá comprometer as relações entre elas.
 Separar a esponja e utensílios que serão utilizados no preparo dos alimentos oferecidos às crianças mais sensíveis.
 Evitar o uso de frases que possam rotular a criança ou assustem as outras crianças (por exemplo: você não pode porque é alérgico).
 Estimular a lavagem das mãos e higiene do rosto de todas as crianças após o lanche e providenciar limpeza adequada da sala de lanche são atitudes importantes para evitar as reações de contato (especialmente se após o lanche forem utilizar o parquinho).
 Durante festas e comemorações estar atento para troca e compartilhamento de lanches, se ocorrer comunicar os pais para supervisão de possíveis reações.
 Comunicar os pais com antecedência sobre a ocorrência da festa, se possível disponibilizar produtos que possam ser consumidos pela criança com sensibilidade.
 Atentar para entrega de lembrancinhas contendo alimentos