Moana Meira quer sinalização específica na saúde para atendimento prioritário e humanizado dos autistas

por Comunicação publicado 24/03/2023 11h23, última modificação 24/03/2023 11h23

Levando em consideração a importância de medidas para a garantia do direito para pessoas autistas, a vereadora Moana Meira apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita que os estabelecimentos públicos de Jequié, em especial os do setor de saúde, passem a estampar em local visível, placas com símbolo do autismo, informando que pessoas com Transtorno do Espectro Autista tenham atendimento prioritário e sobretudo humanizado. 

Segundo Moana Meira, muitos estabelecimentos ainda não reconhecem o autista como uma pessoa com deficiência, e muita das vezes os próprios acompanhantes não sabem que têm o direito de integrar filas prioritárias. 

“Muitas são as queixas e reclamações por parte das mães e responsáveis quanto as dificuldades que enfrentam diariamente em órgãos públicos ou privados quando estão acompanhados de pessoas autistas, em especial crianças, se tornando um constrangimento”, observa a vereador.

Moana Meira explica que, como o Transtorno Espectro Autista não é algo que se identifique rapidamente, muitas pessoas confundem com inquietação. Assim sendo, com a sinalização disponível nas placas, o respeito e tratamento adequados ficam assegurados.