Nova praça a ser construída no Alto do Amor será denominada de ‘Praça Gerson Pereira Santana’

por Comunicação publicado 03/11/2022 12h04, última modificação 03/11/2022 12h04

A nova praça, programada para ser construída entre as ruas Senhor dos Passos e Otávio Bispo Santos, no Alto do Amor, bairro Caixa D’Água será denominada de ‘Praça Gerson Pereira Santana’. A proposta, apresentada pelo vereador Ziel Cavalcante, foi aprovado pela Câmara Municipal, em reconhecimento a este cidadão honrado e bastante querido na cidade, em especial, na Caixa D’Água.

Falecido em 2018, Gerson Pereira Santana, nasceu em Lafaiete Coutinho no dia 21/04/1941, sendo filho de Percilio Pereira Santana e Justina Araújo Pereira. Mudou-se para Jequié ainda criança, onde residia no Alto do Amor, mais precisamente na Rua Boaçu, nº 10, onde morou por toda a sua juventude.

Ainda jovem, com o falecimento do seu o pai, teve que sair do seio familiar e foi trabalhar na roça na cidade de Itagibá. Era conhecido como “Sr. Tate”, e casou-se com a Sra. Vangelina de Souza Santana, com quem tiveram seis filhos, Gilson Souza Santana, Gilton de Souza Santana, Jusandra Santana Santos, Geane de Souza Santana Rocha, Jussilene Santana dos Anjos e Gilvan de Souza Santana, vereador do município de Jequié. Teve doze netos e um bisneto (que não chegou a conhecer).

Gerson teve muitas dificuldades financeiras para criar os filhos, pedreiro começou a trabalhar no Frigorifico Frisuba como operário, mas com muito amor, cuidado e respeito ele fez um excelente papel de pai. Trabalhava dia e noite no ferido frigorifico que por muitas vezes, os filhos ficavam vários dias sem vê-lo, pois, chegava muito tarde, e os mesmos já se encontravam dormindo. Mesmo assim, sempre esteve presente na vida dos filhos e de sua esposa.

Era muito amado pela família, carinhoso e muito divertido, não teve tempo para os estudos, mas não permitia que seus filhos ficassem sem estudar, pois sabia que a educação era a única possibilidade de transformação para que os mesmos tivessem, uma vida digna. Sempre levou os ensinamentos de respeito e caráter em primeiro lugar, mesmo sem saber ler e escrever, era o “mestre” em contar histórias, que jamais serão esquecidas pelos parentes e amigos.  Ele fazia uma roda em torno dele onde sentavam os seus filhos, sendo que, só no olhar todos o obedeciam e o respeitavam.

Antes de falecer ele dizia que quando morresse queria ser velado no Alto do amor, onde ele viveu e era bastante conhecido, onde ele sentava e batia papo com os amigos e vizinhos.

Deixou seu legado de força, coragem, amor, união, respeito, honestidade, caráter, generosidade, heranças valiosas, sem contar que tinha um coração gigante que só fazia o bem, o seu amor era o maior orgulho dos seus filhos.

Gerson Pereira Santana (S.r Tate) faleceu no dia 08/12/2018 e deixou uma dor e saudade de um pai, esposo, avô, muito especial na vida dos familiares e amigos.