Por iniciativa de João Paulo, Câmara concederá Título de Cidadão Jequieense ao Juiz Valnei Mota de Souza

por Comunicação publicado 29/08/2022 15h48, última modificação 29/08/2022 15h48

A Câmara Municipal de Jequié concederá o Título de Cidadão Jequieense ao Sr. Valnei Mota de Souza, juiz de Direito na Comarca de Jequié. A iniciativa é do vereador João Paulo Fernandes, que apresentou Projeto de Decreto Legislativo Nº 06/2022, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

O homenageado é natural de Salvador, tendo nascido em 1 de setembro de 1982. Atuou como sócio e advogado do Escritório de Advocacia Alves de Souza e Walter Lopes Advogados e Associados de 2006 a 2013, quando então assumiu a função de Juiz do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Direito do Estado pela Universidade Católica do Salvador e mestrado pela Universidade Federal da Bahia.       

Aprovado no concurso para defensor público do estado de Sergipe e, em 1º lugar, para juiz do TJBA, tem experiencia na área de direito, com ênfase em Direito constitucional, Administrativo e Processo Civil. 

Foi transferido para Jequié em 2016 oriundo de Serrinha, após promoção. Antes havia passado por Cachoeira e Irecê. Em Jequié, assumiu a Vara do Júri e Execuções Penais em 2016, onde exerce a titularidade até hoje.   

Quando assumiu a comarca, havia mais de dois mil processos pendentes de apreciação. Atualmente, a unidade está com cerca de mil e sem nenhum parado há mais de 30 dias. No período o magistrado realizou 134 sessões de julgamento com condenação de mais de 160 réus. 

Diante do exposto, o vereador João Paulo considera mais que justo o Município reconhece-lo com filho desta terra que tanto tem demonstrado zelo e amor.