Professora Cida defende a revitalização e ampliação das instalações físicas do Centro de Apoio Pedagógico

por Comunicação publicado 02/05/2023 21h11, última modificação 02/05/2023 21h11

A revitalização e ampliação das instalações físicas do Centro de Apoio Pedagógico – CAP – foi solicitada, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida. Localizado na Rua Erotildes Soares, o Núcleo de TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), disponibiliza recursos humanos (professores, funcionários e multiprofissionais da saúde), contudo, o espaço precisar ser ampliado para atender à crescente demanda de estudantes com TEA. 

A solicitação é pertinente porque é necessário se criar espaços físicos favoráveis para o pleno desenvolvimento da aprendizagem de portadores de TGD; bem como a disponibilização de materiais didáticos pedagógicos, mobiliários, entre outros, são de suma importância para as práticas pedagógicas, justifica a vereadora. 

O Núcleo de Transtorno Global do Desenvolvimento compreende alunos com Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Ratt, Sindrome de Heller, Transtorno não especificado. Este Núcleo trabalha em uma linha desenvolvimentista, partindo sempre de uma potencialidade e afinidade do aluno. Tem crescido muito a procura de atendimento por parte das famílias. 

Os alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento apresentam prejuízos na interação social, comunicação e no comportamento. Por conta disso tem grandes dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, na inclusão educacional. A falta de assistência à saúde para diagnóstico e acompanhamento dificultam a compreensão de pais e professores quanto a forma de conduzir e ensinar a esses estudantes.