Professora Cida sugere criação de projetos para Instituições de Ensino oportunizar e aprimorar o desenvolvimento pleno dos estudantes

por Comunicação publicado 01/12/2022 17h50, última modificação 02/12/2022 11h06

Criar projetos para Unidades Escolares Municipais do Ensino Fundamental I e II com enfoque no desenvolvimento dos estudantes nas áreas da música, esporte, dança, teatro, produção de vídeos, literatura, desenho artístico e pintura. Este é o objetivo da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida, considerando a necessidade de oportunizar o aprendizado para o exercício plena da cidadania.

“É de fundamental importância que as Unidades Escolares trabalhem através de projetos, oportunizando a identificar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e que a partir dessa identificação, inserir naqueles projetos que vá contribuir para o seu desenvolvimento elevando a auto estima”, esclarece a parlamentar.

Sugere que a Secretaria Municipal de Educação determine no calendário Escolar, um período para a execução e culminância, que a escolha nominal do projeto, seja discutida pelos Gestores, e já apresentado na Jornada Pedagógica, tendo a Secretaria Municipal como mediadora da culminância final, fora do ambiente escolar onde acontecerá premiação (Troféus e medalhas) para aquele que mais se destacar.

Em sua justificativa, a vereadora explica como seria cada ação.

Na Música - A música é importante para a integração dos Estudantes na vida escolar e pode-se afirmar que a música na escola estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo. Promovendo oficinas para a aprendizagem instrumental visando identificar habilidades dos estudantes.

No Esporte - Estudos mostram que incluir atividades físicas em sala de aula melhora o processo de aprendizagem, melhora a capacidade de concentração e de fixação de conteúdos, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a ter boa memória são alguns dos benefícios que a prática do esporte traz para os jovens. Entre tantos temos o xadrez instrumento que trabalha a concentração, a memoria e a fixação da aprendizagem.

Na Dança - Por meio da dança, os alunos podem explorar sua capacidade de criar, de aprender e a utilizar expressão corporal. Dessa forma, a atividade contribui para o processo de aprendizagem, pois ajuda o aluno na construção do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades.

No teatro - O teatro permite que desenvolvam a expressividade corporal, exerçam a criatividade, exercitem a fala e possam se expressar da forma que elas são. Podendo assim, desenvolver habilidades que lhes permitam aprender a interagir com o meio social e com o mundo.

Produção de Vídeos -- Além de facilitar a cognição, outro benefício que se pode destacar dos vídeos na educação é o dinamismo, possibilitado pela linguagem simples e objetiva, além de variação de formatos. Os conteúdos, muitas vezes, são mais curtos do que os ministrados na sala de aula, o que pode deixar os alunos menos dispersos, além de trabalhar pedagogicamente desertar nos estudantes o formato de se publicar corretamente vídeos nas redes sociais respeitando a imagem do outro buscando a veracidade dos fatos.

Desenho Artísticos/Pintura – Através do desenho e da pintura, permite que se expressem, trabalhando das emoções, a concentração fomentando a função terapêutica, ao estimular atividades artísticas, as pessoas tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e depressão.

Na Literatura - Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e coletividade compreendendo melhor seus sentimentos, além e identificar seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo. Despertando a criação de gêneros literários: narrativo ou épico, lírico e dramático.