Ramon Fernandes defende Auxilio para combater a evasão escolar

por Comunicação publicado 16/05/2023 17h57, última modificação 16/05/2023 17h57

Considerando que a pandemia de Covid-19 provocou diversos danos na sociedade, sendo um desses danos na área da educação, o vereador Ramon Fernandes apresentou proposta na Câmara Municipal em que defende o pagamento de um Auxílio para tentar conter a evasão escolar.

De acordo com o parlamentar tal situação é evidenciada por relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) chamado “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação” divulgado no último mês de abril.

O documento afirma que, “com escolas fechadas, quem já estava excluído ficou ainda mais longe de seu direito de aprender”. Além disso, o relatório acrescenta que “aqueles que estavam matriculados, mas tinham menos condições de se manter aprendendo em casa (…) acabaram tendo seu direito à educação negado.”

Entre os motivos mencionados no relatório para o aumento da evasão escolar, estão a falta de acesso à internet e agravamento da situação de pobreza.

Ramon Fernandes cita que, em números, o Unicef diz que, em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares. Em outras palavras, estavam sem acesso à educação.