Ramon Fernandes homenageia SAMU pelos serviços prestados à comunidade

por Comunicação publicado 08/11/2023 18h28, última modificação 08/11/2023 18h28

O vereador Ramon Fernandes rendeu homenagens ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) pela prestação de serviços de qualidade à comunidade jequieense. O parlamentar apresentou, na Câmara Municipal, Moção de Aplausos em que reconhece os trabalhos que o programa oferta não somente a população local como também a comunidade regional.

Em sua justificativa, o vereador frisa que o SAMU e um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, realizando atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Implantado em 2004 na modalidade municipal, o SAMU foi regionalizado em 2012, ampliando sua atuação na urgência e emergência dos 26 municípios que compõem o Núcleo Regional de Saúde de Jequié.

As atividades do SAMU, na avaliação do vereador Ramon Fernandes, são reconhecidas como uma referência em atendimento pré-hospitalar, prestando assistência baseada em protocolos consolidados internacionalmente que buscam atender aos agravos em saúde de forma eficiente e no menor intervalo de tempo possível.

Durante a homenagem, foram apresentadas informações sobre os serviços prestados pelo programa. A unidade de Jequié dispõem de 17 equipes de Suporte Básico de Vida (SBV), sendo 02 lotados na CRU em Jequié e as demais equipes nos 15 municípios nas Bases descentralizadas da micro região de Jequié.
Números de Atendimentos 2022
• Jequié: 6.150 atendimentos
• Regional: 13.084 Atendimentos
• Ligações telefônica recebidas: 67.047
• Orientações Medicas: 4.373
• Trotes Recebidos: 4.903

A atual equipe gestora tem como coordenador Médico de Urgência e Emergência, Leandro José Simões de Carvalho; coordenador de Enfermagem, Artur Cardoso dos Santos Neto; coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência e Emergência, Reynilde Souza; coordenador de Rádio Operação, Leandro Ângelo da Silva; coordenador de Frota, Osvaldo Pereira Souza Filho e coordenador Administrativo, Paulo Cesar Lessa Mota.

Ainda durante a sessão, além do vereador Ramon Fernandes, os demais vereadores presentes também fizeram questão de enaltecer o papel do SAMU e do comprometimento da equipe.