Ramon Fernandes solicita implantação de Frigorífico para impulsionar a piscicultura e a aquicultura

por Comunicação publicado 10/04/2023 11h30, última modificação 10/04/2023 18h27

Sabedor da importância de um Frigorífico como componente na cadeia de produção da piscicultura e aquicultura, vereador Ramon Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicitada a implantação de Frigorífico em Jequié com capacidade de atender os demais municípios dos Territórios Médio das Contas e Vale do Jiquiriçá.

O equipamento permitiria o processamento e o aproveitamento dos pescados, além da realização de processos de transformação, como o corte, a limpeza e a embalagem, que agregam valor ao produto e facilitam sua comercialização.

Tal medida pode assegurar à Jequié a expansão do mercado, tendo como consequência a geração de novos negócios e empregos.

Ramon Fernandes lembra que Jequié dispõe da Barragem da Pedra, um dos principais reservatórios de água da Bahia, banhando por outras cidades onde a piscicultura também está se desenvolvendo cada dia mais, o que coloca a implantação de um frigorifico como importante mola impulsionadora da piscicultura e da aquicultura na região.

A importância é tão grande que, em 2020, um plano de trabalho foi firmado entre a Bahia Pesca e uma Cooperativa da região para viabilizar a implementação de 50 tanques-rede na citada Barragem, situação que vislumbrou a produção de cerca de 100 toneladas de pescado por ano.

“Não podemos esquecer da Estação de Piscicultura de Jequié, pertencente a Bahia Pesca, a qual está produzindo milhões de alevinos por ano. Tal produção, inclusive, possibilitou a distribuição dos filhotes de peixes para pequenos produtores dos municípios de Apuarema, Ubatã, Aiquara e outros”, destaca o vereador.

“É notável a capacidade regional, sobretudo pelas condições da Barragem da Pedra para o desenvolvimento das atividades de piscicultura e aquicultura naquela região”, conclui.