Ramon Fernandes tem PL aprovado autorizando o Poder Executivo adotar o método ABA para o tratamento de pacientes com TEA

por Comunicação publicado 23/08/2023 17h06, última modificação 23/08/2023 17h06

Partiu do vereador Ramon Fernandes a iniciativa de apresentar Projeto de Lei, em que autoriza o Poder Executivo a adotar o método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Pública Municipal de Saúde nos casos em que houver recomendação médica. 

O parlamentar explica que o método ABA consiste em uma técnica específica utilizada por diversos profissionais de saúde durante os seus atendimentos, com a finalidade de se observar e explicar a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.

De acordo com o Projeto, aprovado pela Câmara Municipal, as despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. 

Ramon Fernandes cita que o artigo 23 da Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência, assim como legislar concorrentemente sobre proteção e defesa da saúde. 

“Cabe ao Poder Legislativo Municipal propor medidas que ampliem o acesso dos portadores de TEA a tratamentos de saúde. Neste sentido, a presente proposta tem como objetivo provocar o Poder Executivo para que o método ABA seja adotado como possibilidade de tratamento para pacientes com TEA na rede pública municipal de saúde nos casos em que houver recomendação médica”, esclarece o parlamentar.

A Análise Aplicada do Comportamento (ABA) é um termo advindo do campo científico do Behaviorismo que observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem, consistindo em uma técnica específica utilizada por diversos profissionais de saúde durante os seus atendimentos. Segundo especialistas, este método seria um dos mais avançados e eficientes no tratamento de pessoas com TEA, representando uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos pacientes.