Sr. Sergipe recebe o Titulo de Cidadão Jequieense no dia de seu aniversário de 80 anos

por Comunicação publicado 22/09/2022 19h10, última modificação 22/09/2022 19h09

Jequieense de coração, cidade onde vive desde 1968, quando aqui chegou aos 26 anos de idade, Manoel da Costa Porto, o popular Sergipe, foi homenageado pela Câmara Municipal de Jequié, por iniciativa da vereadora Moana Meira, com a outorga do Título de Cidadania, em Sessão realizada neste 22 de setembro de 2022, data em que o homenageado celebra seus 80 anos de vida. 

A reunião, conduzida pelo presidente Emanuel Campos Silva (Tinho) foi marcada pela emoção. Além de parentes, amigos, vizinhos e outros convidados que fizeram questão de comparecer à Sessão, muitos outros se pronunciaram através de mensagens exibidas em um telão, em que destacaram o valor do homenageado.    

Bastante emocionada, a vereadora Moana Meira afirmou que a outorga é o reconhecimento público dos mais importantes para um cidadão tão querido e amado e, sobretudo, um cristão íntegro e honrado como Sergipe, um dos principais amigos de seu saudoso pai. Além de enaltecer as qualidades pessoais de “Sergipe”, a vereadora destacou ainda seu espirito comunitário e comprometimento com o desenvolvimento de Jequié. 

Coube ao vereador Tinho, ao encerrar a Sessão, exaltar a iniciativa da colega Moana Meira pela grande felicidade de conceder o título de cidadania ao Sr. Sergipe, “uma pessoa que está totalmente integrada à sociedade, um cidadão de bem, um homem íntegro, prestativo e, sem dúvidas, com serviços prestados à cidade”.

SOBRE O HOMENAGEADO

Aos 22 de setembro de 1942, na cidade de Santa Luzia, estado da Paraíba, nascia Manoel da Costa Porto, de família humilde, filho de Davi da Costa Porto e Maria Matias da Costa.  “Sergipe”, como carinhosamente é conhecido, conquistou esse apelido devido um curto período de tempo em que residiu na cidade de Propriá, Sergipe

No ano de 1968, aportou em terras jequieenses, sem saber que a adotaria para ser a sua terra do coração. Casado com Maria Delma Pinto Porto, em 28 de fevereiro de 1966, com quem tem 6 filhos: Dagmauro, Dagnaldo, Aminadade, Joab, Abimael, Ednael, que lhes renderam nove netos e oito bisnetos. 

Mecânico de profissão, com especialidade em chaparia e pintura, ao se instalar na cidade conseguiu com maestria desenvolver a sua habilidade conquistando uma grande clientela. Sergipe aproveitou para ensinar a profissão a quatro dos filhos e mais de cem pessoas que tralharam com ele, vindo a se tornar grandes profissionais. 

Em 1969 foi morar no Mandacaru, bairro que conquistou grandes amizades como a do ex-deputado estadual Ewerton Almeida (Ton Legal), José Luiz Pinheiro de Matos, Nilton Barros Pires e o saudoso amigo Milton Barros Meira. 

Cristão evangélico, membro da Igreja Assembleia de Deus, Sergipe é um exímio apreciador das sábias palavras da Bíblia Sagrada, se dedicando a leitura da Bíblia em suas horas vagas. Ainda no âmbito da leitura, não para de se enriquecer de conhecimento lendo sobre automóveis, uma de suas paixões.    

Em sua vivencia política militou nas siglas do PMDB, PSC e PDT, tendo postulado por seis vezes uma cadeira no legislativo de Jequié, como instrumento de fortalecimento ao trabalho que durante toda a sua vida realizou em favor dos menos favorecidos.