Tinho defende retomada ou implementação de Programas Sociais, Projetos Esportivos e Cursos de Formação Profissional
A implementação e/ou retomada de Programas Sociais, Projetos Esportivos e Cursos de Formação Profissional, voltados prioritariamente à juventude jequieense, foi solicitada ao governo estadual, na Câmara Municipal, pelo vereador Tinho, justificando que Jequié carece se ações sociais urgentes como forma de oferecer alternativas a essa faixa etária, em especial, diante da situação de vulnerabilidade social dos jovens em face da elevação dos índices de criminalidade.
Tinho lembra que, no passado, iniciativas públicas marcaram positivamente nossa cidade, a exemplo do Jequié Esportiva 2000, que democratizava o acesso a diversas modalidades esportivas em bairros e distritos; da Escola Profissional de Menores, mantida em parceria com o FUNDAC e o Governo do Estado, que oferecia formação profissional a adolescentes.
O vereador cita ainda os programas federais PETI, ProJovem Trabalhador e ProJovem Urbano, Projovem Adolescente, que desempenharam papel fundamental na inclusão social e no fortalecimento das oportunidades para os jovens.
Tais programas, segundo o vereador tinho, contribuíram para a redução dos índices de violência, para a formação de cidadãos mais preparados e para a criação de alternativas concretas de futuro. Contudo, observa-se que atualmente essas iniciativas não estão mais presentes em Jequié, o que evidencia a necessidade de novas políticas públicas voltadas a esse público.
"Esta Indicação busca sensibilizar os Governos Municipal, Estadual e Federal para que, em articulação com suas respectivas secretarias — de Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, Trabalho e Emprego — avaliem a retomada e/ou criação de programas e projetos que priorizem: a inclusão social da juventude; incentivo à prática esportiva como ferramenta de cidadania; oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional; e integração entre escola, família e comunidade", justifica o parlamentar.