Tinho entra para a história como o vereador com o maior número de mandatos de presidente da Câmara: quatro

por Comunicação publicado 02/01/2023 22h45, última modificação 03/01/2023 01h00

Emanuel Campos Silva (Tinho) foi empossado na presidência da Câmara Municipal de Jequié, em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro de 2023, juntamente com os demais componentes da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/2024. Com a sua recondução ao cargo, ele passa a ser o parlamentar com o maior número de mandatos de presidente: quatro superando Euclides Fernandes (hoje deputado estadual), José Simões de Carvalho Jr. e Ateodoro Vaz, todos com três mandatos de chefe do Legislativo Municipal de Jequié.

A Sessão Solene foi bastante prestigiada, com a presença do prefeito Zé Cocá, do deputado estadual eleito Hassan Iossef, de representantes do deputado estadual Euclides Fernandes e de inúmeras entidades e órgãos públicos, além da grande presença de pessoas da comunidade.

Coube ao decano da Casa, Joaquim Caíres, fazer a abertura da Sessão, oportunidade em que enalteceu as virtudes do recém-empossado. Afirmou que Tinho tem se revelado um político que já figura entre os mais importantes de Jequié. “É um bom vereador, um grande parlamentar, sua atuação é de destaque dentro e fora da Câmara, principalmente por ser um homem público que faz da política a verdadeira arte do servir”, frisou.

Joaquim Caíres acrescentou que o presidente é probo, comprometido com a cidade, correto com as pessoas e eu por isso é um político respeitado. “Vossa Excelência tem estatura moral para continuar na condução do Poder Legislativo. Faz as coisas direito. Por essa razão, é mais que merecido permanecer à frente da presidência desta Casa”, observou.

O decano disse que a eleição de Tinho para presidente, pela quarta vez seguida – sendo as três últimas por unanimidade - não é fruto do acaso e sim resultado do reconhecimento de seus pares pelas boas gestões que faz no comando da Câmara, mantendo sua credibilidade, por honrar seus compromissos em dia e, em especial, promover o bom debate, tão necessário para o desenvolvimento de Jequié.

Recorde

Após ler o juramento e ser empossado na presidência, Tinho passou a conduzir a Sessão, com o ato de posse de cada membro da nova Mesa Diretora que fica assim constituída:

Presidente: Emanuel Campos Silva (Tinho)
1º Vice-presidente: Ramon Fernandes
2° Vice-presidente: San David Aragão
1° Secretário: Soldado Gilvan Santana
2° Secretário: Marcos Lameque Marcos do Ovo
3° Secretário: José Augusto Aguiar - Gutinha
Também foram eleitos para outros cargos:
Corregedor: Daubti Rocha Guimarães - Colorido
Ouvidora: Maria Aparecida de Deus - Professora Cida.

Tinho falou da boa relação institucional mantida entre os poderes e destacou a forma como Zé Cocá administra a cidade. Afirmou que o prefeito, dia a dia, tem conquistado mais e mais o respeito e a admiração do povo de Jequié pela força do trabalho e pelo amor que tem demonstrado ao município, e tem sido mais do que um bom prefeito, tem sido, acima de tudo, muito humano, um homem preocupado com o sofrimento das pessoas.

Também agradeceu cada vereador um por ter escolhido o seu nome para conduzir, pela quarta vez, os destinos do Poder Legislativo. “A convivência com todos vocês têm sido um enorme aprendizado e espero continuar correspondendo com um bom trabalho. “Evidentemente que isso (eleito quatro vezes presidente) é algo importante para o currículo de todo político. Não escondo minha alegria, muito menos a minha gratidão aos colegas por esta marca histórica e inédita, mas, o que me enche mesmo de orgulho é o fato de fazermos parte desse momento em que Jequié está vivendo.

A situação da cidade tem melhorado significativamente nos últimos anos e a Câmara tem sido parceira das boas iniciativas. É desse orgulho que falo, o de participar desse momento ímpar, em que a população olha pra frente com esperança de dias melhores. Com o apoio que sempre contei de todos os colegas, e especialmente da nova mesa diretora, vamos trabalhar ainda mais para honrar o nome de Jequié”, concluiu.