Vereadora Moana Meira defende que jamais falte amor as pessoas com autismo

por Comunicação publicado 05/04/2023 17h14, última modificação 05/04/2023 17h14

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jequié de terça-feira, dia 4, foi marcada com a presença de mães de alunos e alunos com autismo assistidos na cidade. Eles foram à convite da vereadora Moana Meira com o objetivo de ampliar as abordagens em torno do Abril Azul, dedicado à conscientização sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista.

diversas atividades já foram desenvolvidas e muitas outros acorrerão durante todo o mês diante da grande necessidade de reflexão sobre a garantia dos direitos dos autistas, não devendo faltar a nenhuma pessoa acessibilidade a saúde e a educação, por exemplo.

Moana Meira enalteceu a luta da Câmara de Vereadores em defesa de uma pauta proativa e conclamou a todos a continuarem nesse caminho pois só assim será possível vencer as barreiras do preconceito e da discriminação.

Em seu discurso defendeu que todas as escolas e a cidade como um tudo devem ser adaptadas para todos. “Cuidados não devem faltar para ninguém, muito menos para as pessoas com autismo”, enfatizou.

A vereadora citou a sensibilidade do comércio local que no último sábado ornamentou suas vitrines de azul, numa alusão ao mês de abril e não deixou de frisar o importante papel exercido pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Jequié (Amaje), entidade sem fins lucrativos com relevantes serviços prestados.

Defendeu a inclusão no calendário de eventos da cidade a realização dos jogos escolares para as pessoas com deficiência e finalizou destacando o orgulho de participar de todo o processo de implantação do Núcleo de Autismo de Jequié, cuja primeira etapa foi inaugurada no início deste mês.

Autismo é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social e comportamental de uma pessoa. Durante o mês do autismo, diversas campanhas e iniciativas são realizadas para promover a compreensão e aceitação das pessoas no espectro autista e para aumentar a conscientização sobre os desafios que elas enfrentam. O objetivo é garantir que todos sejam tratados com respeito e dignidade e que as pessoas com autismo possam ter uma vida plena e produtiva.