Vereadores defendem implantação de Universidade Federal em Jequié

por Comunicação publicado 29/03/2023 20h20, última modificação 29/03/2023 20h20

As discussões em torno do fortalecimento do ensino superior em Jequié voltou à tona na cidade, com o assunto sendo abordado no âmbito da Câmara Municipal, a partir das propostas dos vereadores Bui Bulhões e Ramon Fernandes em que solicitam a união das forças políticas e da sociedade em geral em prol da implantação de uma Universidade Federal ou de um Campus Universitário da UFBA, com vistas a contemplar o município e a região com a oferta de novos cursos, dando uma enorme contribuição para o desenvolvimento regional.

Os parlamentares lembram que muitas cidades da Bahia já contam com universidades federais, que desenvolvem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social dessas regiões. Essas instituições de ensino superior atraem estudantes de diversas partes do país, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de desenvolver pesquisas, produzir conhecimentos e tecnologias, formar profissionais capacitados, além da oferta de novos campos de trabalho.

Ramon Fernandes e Bui Bulhões enfatizam que a expansão dos cursos superiores com a implantação de uma unidade federal em Jequié beneficiaria dois Territórios de Identidade: o Médio Rio das Contas e o Vale do Jiquiriçá, abrangendo 36 municípios: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá e Ubatã no Médio Rio das Contas e Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra no Vale do Jiquiriçá.

Ramon Fernandes e Bui Bulhões observam que, de acordo com o IBGE, as populações dessas cidades se aproximam de 800 mil pessoas. Cidades estas que na sua grande maioria ficam geograficamente próximas de Jequié.

Tendo em vista que o município de Jequié guarda excelente posição geográfica e socioeconômica, somadas a milhares de pessoas que terão acesso a uma universidade federal e toda estrutura de ensino superior, sabendo do compromisso de Vossas Excelências com as questões educacionais do nosso País, pugnamos pela criação de um Campus da Universidade Federal no município de Jequié, a fim de atender as demandas de toda Região do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá.