Walmiral Marinho propõe Audiência Pública para debater sobre cuidados com animais de estimação

por Comunicação publicado 22/09/2022 11h24, última modificação 22/09/2022 11h24

Considerando a necessidade de o município de Jequié criar mecanismos para disciplinar a circulação de cães em locais de uso comum, o vereador Walmiral Marinho, apresentou, na Câmara Municipal, Requerimento em que sugere a realização de uma Audiência Pública com a finalidade especifica de abrir um debate propositivo, através do qual, a comunidade deverá contribuir para elaboração de um Projeto de Lei que o citado parlamentar busca viabilizar para tornar cada vez mais harmonioso o convívio entre os proprietários de animais de estimação e a comunidade em geral. A data do evento será anunicada em breve.   

O vereador lembra que esta não é uma iniciativa inédita no País, mas que pretende, antes de apresentar uma proposta pronta, ouvir as representações das ONGs protetoras de animais e outros interessados a contribuírem com o debate que considera imprescindível, diante dos riscos de incidentes, por ventura os animais não estejam utilizando equipamentos de proteção específicos. 

A ideia inicial é somente permitir a circulação de cães de grande e médio porte com os devidos equipamentos de segurança tipo: corrente, estrangulador e focinheira. Paralelo a isso, será possível trabalhar no sentido de construir a cultura de uma consciência coletiva em relação a importância de aumentar os cuidados tanto nos espaços de uso coletivo assim como em ambientes domésticos, levando sempre em consideração o bem dos próprios animais, seus proprietários e da população em geral. 

No início desta semana, uma criança de dois anos foi atacada por um cão Pitbull, no quintal de casa e veio à óbito. O animal acabou sendo abatido.